UBUNTU

The next version of Ubuntu is coming soon

terça-feira, 2 de março de 2010

Saudades das reuniões de síntese...

Estudar síntese orgânica não é tarefa fácil, além de exigir bom domínio de química orgânica é necessário um esforço enorme para tentar se manter atualizado. Mas esta é uma guerra praticamente perdida... A quantidade de informação cresce de maneira avassaladora comparado com nossa capacidade de absorvê-la. Por mais que nos esfossemos para adquirir um nível de conhecimento adequado quanto a reações, mecanismos, desconexões, etc, sempre estaremos para trás... é impossível uma pessoa conseguir estudar todos os tópicos necessários. Além disso todos sempre estamos ocupados com nossas teses, projetos, aulas, etc, que quase sempre não conseguimos ler tudo que catamos na rede, quase sempre quem costuma acompanhar a literatura acaba baixando muito mais artigos do que sua capacidade (tempo!) de processamento.
Uma maneira genial de minimizar esse problema é formar grupos de discussão em síntese, o conhecimento pode ser compartilhado de forma rápida e dinâmica, ou seja, se você não leu e eu li eu te “ensino” e se você leu e eu não, você me “ensina”.
Quando fazia mestrado no NPPN-UFRJ, participava de um grupo que era catalizado por minha querida amiga professora, Lúcia e meu grande amigo Leandro Sotter. Esta foi a época em que mais aprendi, pois assistindo as apresentações de meus amigos minha velocidade de absorção dos assuntos era muito maior. E o compromisso de apresentar um trabalho fazia com que aquele artigo que estava no desktop do computador a semanas finalmente fosse lido!
Esta história toda é para justificar esse blog. Hoje fazendo doutorado no IQSC-USP, não possuo a felicidade de estar ao lado de amigos entusiastas da síntese orgânica como eram alguns dos meus amigos cariocas, que se dispunham a discutir as vezes quase 3 horas um determinado tema ou artigo depois de um dia intenso de trabalho.
Então para esvaziar meu desktop que anda bem cheio de “coisas que vou ler” decidi escrever esse blog para tentar, nem que seja bem de longe, substituir as saudosas reuniões de quinta-feira a noite no subsolo do NPPN.
Este blog não tem a pretensão de ser uma cópia do excelente blog totallysynthetic.com, e de outros excelentes blogs de química espalhados pela rede, contudo acho que sera o primeiro dedicado ao tema escrito em língua portuguesa, que segundo meu amigo Danilo não sabe muito bem pra que que serve!!!

3 comentários:

  1. Saudosas reuniões! o blog esta muito interessante e os comentários bem pertinentes. Excelente inicativa Vagner, estou acompanhando o blog
    abraço amigão

    ResponderExcluir
  2. Na falta dos amigos está está sendo uma boa saída!! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal sua iniciativa, não sou da área da sítese orgânica, mas quero parabenizá-lo. O conteúdo do blog está muito interessante! Boa sorte com a síntese! Que ela seja, para vc, previsível! Grande abraço

    ResponderExcluir