UBUNTU

The next version of Ubuntu is coming soon

domingo, 7 de março de 2010

Devemos sempre lembrar que a natureza é mais esperta do que nós!!

Recentemente saiu um OL do grupo do pesquisador Craig W. Lindsley que achei bastante interessante, apesar  do insucesso da etapa chave. Não sei se posso falar em abordagem biomimética para uma etapa biossintética que é apenas proposta, caso alguem saiba, por favor me avise!
Mas com base em uma proposição biossintética foi tentado a síntese dos produtos naturais Marineosins A e B. A etapa chave era uma reação de hetero Diels-Alder com demanda inversa.






O intermediário chave foi planejado através da junção do aldeído (3) com o pirrol (4).





O aldeído 3 foi sintetizado sem maiores "traumas" em duas etapas (Vilsmeier Haack, e acoplamento de Suzuki). 

 
Já o fragmento 10 teve história para contar. Foram propostas duas desconexões, a e b. A a não funcionou, enquanto a b fornece uum produto de adição/ciclização não desejado.

 



 
O problema foi solucionado utilizando um protocolo descrito por Muchowski

Com a olefina 27 em mãos bastaria uma simples metatasis... Contudo os autores acabaram descrevendo o primeiro caso de adição de Michael catalisada pelo catalisador de Grubbs! O que foi resolvido utilizando 30mol% deste catalisador!!! (acreditem 30 mol% $$$$$$$$)

 

Finalmente com o fragmento 4 pronto o acoplamento entre com 3 foi realizado sem maiores problemas (pelo menos é o que foi contado!)



A finalmente com 5 pronto a reação de Diels-Alder poderia ser testada. Após meses de tentativas nenhum produto foi obtido, apesar de comentarem que um possível produto fora detectado por LCMS!!
Aí entra uma parte de modelagem, com o bla, bla, bla a respeito da geometria requerida para a reação, e parece que pelos cálculos a aproximação é bastante desfavorável!
 
Contudo este resultado não exclui a elegante proposta de biossíntese destas moléculas, para minha felicidade na última linha os autores afirmam que com um aparato enzimático tal transformação pode acontecer, ou seja a natureza é muito mais esperta que nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário