Quem nunca teve problemas com capilares para TLC? Bem se você nunca teve sorte sua... Frequentemente tenho problemas com os benditos capilares, quer seja pela demora do vidreiro em fazê-los, quer seja pera péssima qualidade dos capilares. TLC é umas das técnicas mas utilizadas em síntese orgânica, devido sua simplicidade e rapidez no resultado, contudo quando de 100 capilares se aproveitam apenas 20 a rapidez eficiência do processo fica prejudicada.
Para os que já se irritaram com capilares ruins (ou com a falta deles) vai uma dica sensacional dada pelo meu amigo, professor Arthur Kumerle (IQ-UFRRJ).
trata-se de ma gambiarra bastante eficiente que substitui de vez os benditos capilares.
Do que você precisará:
1 ponteira de micropipeta de 25 microlitros
1 palito de pirulito.
Encaixe o palito na ponteira, e pronto um super aplicador de amostra está pronto!
Em seguida aplique como se estivesse usando um capilar normal, com a vantagem de que todos os spots sairão uniformes, nuca quebrará e furará seu olho ou nunca espetará seu dedo!
Segue um vídeo ilustrativo!
Para limpeza da gambiarra eu utilizo diclorometano, mas acetona ou etanol de lavagem também funcionam bem!
Testem e deixem sua opinião. Aqui no Lab as opiniões estão divididas mas a gambiarra é preferência!
Em tempo: Na falta de ponteiras de 25 microlitros as de 50 também funcionam bem, e na falta de palito de pirulito, qualquer outra haste semelhante também serve!
Poste relacionado: TLC 2D
Poste relacionado: TLC 2D
Gostei da gambiarra, não vejo a hora de poder usar! Só falta uma coisa: conseguir usar a gambiarra (ou algo semelhante que também não use capilar) em reações sob atmosfera inerte. Tudo bem que até pode tirar uma alíquota com uma agulha/seringa e, em seguida, usar a ponteira, mas com o capilar a quantidade retirada é miníma. Na minha opinião, só falta isso para ficar perfeito! Cansei de passar nervoso com capilar.
ResponderExcluirParabéns ao autor da idéia. não vejo a hora de colocar em prática.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, o descobri hoje e vou acompanhar.
Ah, e feliz dia do farmacêutico companheiro.
Desculpem a ignorância, não sou químico nem farmacêutico, mas, realizo pesquisas com produtos naturais, e fiquei com uma dúvida: o material da ponteira não é de plástico? Desta forma, não corremos o risco de extrair plastificantes com a utilização de solventes orgânicos, como AcoET, por exemplo? Não é frescura, é dúvida mesmo.
ResponderExcluirAbraço
Edson Ribeiro
Prezado Edson, não é frescura não! mas caso traços destas substâncias plastificantes forem para a TLC não influenciarão na análise! TLC não é sensível o bastante para detectar traços destas substâncias.
ExcluirEspero ter esclarecido sua dúvida.
No caso do plástico ser um problema arrume um maçarico e puxe uma pipeta pasteur. Não é tão difícil e rende bastante capilar.
ResponderExcluirEu utilizo pipetas Pasteur, aqueço com um maçarico e estico, rende muitos capilares, é rápido e posso fazer da espessura e comprimento que necessito. O uso de ponteira parece interessante e certamente uma alternativa, mas no caso de usar certos solventes pode sim promover dissolução da ponteira e contaminação da aplicação.
ResponderExcluir