UBUNTU

The next version of Ubuntu is coming soon

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Zotero

Post retirado do Blog química generalizada

por Viviana Silva:

Zotero é uma ferramenta que auxilia a coletar, organizar, citar e criar referências e bibliografias.
Uma ferramenta semelhante e bastante conhecida é o EndNote, porém o Zotero tem a vantagem de ser livre (gratuito e multiplataforma).


 Existem outros softwares gratuitos (Mendeley Desktop é uma excelente opção) com a mesma função, porém o Zotero possui uma interface amigável e o seu uso é intuitivo. Não é nada complicado de usar, conversa muito bem com diferentes navegadores de internet, editores de texto e sistemas operacionais. Possui ferramentas para importar e exportar referências, armazenar e organizar PDFs, cria diferentes bibliotecas (pode ser utilizado num mesmo computador por vários usuários), possibilita compartilhar as referências para grupos de usuários via internet.

Clicando aqui você pode fazer o download de um tutorial para se familiarizar com o Zotero e seus recursos.

Organize seu artigos, livros, vídeos, blogs. Não perca tempo procurando suas referências em meio a um monte de outros aquivos. E facilite a sua escrita de dissertação, tese, relatórios e artigos. Utilize um gerenciador de referências! Se for para gastar seu tempo, que seja tendo ideias, trabalhando e elaborando a escrita. Pode até parecer propaganda, mas eu não ganho nenhum R$. É um gerenciador livre e possui  muitas vantagens, você não perderá as referências que já possui, você pode utilizá-lo para organizar.

Meu comentário:

No início da graduação (a muiiito tempo atrás) logo no primeiro relatório de química orgânica experimental I eu e um amigo barbudo tínhamos que colocar em torno de 15 referências e então pensamos: "será que não tem algum jeito de fazer isso que não seja manualmente?" e obviamente que tinha. Começamos pelo EndNote que para mim já foi uma revolução. Mas como sempre fui do contra, usava Linux, passei a procurar uma alternativa multiplataforma, foi quando encontrei o Zotero na sua primeira versão beta. Hoje, 10 anos depois, a plataforma só fez evoluir, apresentando características sensacionais como busca dentro dos documentos anexados, como PDFs de artigos (obviamente os digitalizados e reconhecidos pelo OCR) entre outras características sensacionais que o torna na minha opinião, de longe o melhor gerenciador de referências.

Uma dica:

Para quem usa mais de um computador é quer manter a biblioteca do Zotero sempre atualizada em todos os dispositivos, é possível criar uma conta no site onde os dados das referências são armazenados, e estes são sincronizados em todos os dispositivos. Esta conta tem o limite gratuito de 300Mb que obviamente só é suficiente para os dados bibliográficos e não para os PDFs. É possível comprar mais espaço, mas o preço é meio salgado...
A alternativa que encontrei e que funciona muito bem é colocar a biblioteca do Zotero na pasta do Dropbox, e obviamente usar a mesma pastas nas máquinas que você deseja sincronizar. Até agora tem funcionado perfeitamente.
Outra alternativa é arrumar espaço em algum servidor WebDav, pois o programa também tem suporte a este tipo de armazenamento em nuvem.

Mesmo com esse monte de vantagem tem gente que prefere fazer este trabalho manualmente... provavelmente são possuidores de algum gene chinês... Bem, tem gosto para tudo nesta vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário