Deu no totally synthetic
Moléculas grandes sempre permeiam o imaginário dos sintéticos. Quem gosta de síntese sempre fica admirado com estruturas grandes e complexas, e ficamos imaginando o trabalho que deve dar preparar essas estruturas... Contudo, tamanho não é sinônimo de complexidade, tem muita "molequinha" que dá trabalho, e desafia a imaginação dos sintético. Um bom exemplo saiu recentemente na Nature Chemistry. Lolina e congeneres são alcaloides pequrnos mais com estrutura complexa o suficiente para haver apenas duas sínteses totais, e uma delas com mais de 20 etapas.
O grupo do Dirk Trauner, publicou uma síntese extremamente eficiente em apenas 10 etapas, onde a etapa chave é uma ciclização trannsanular, bastante eficiente.
Chamo atenção para a proteção do diol na forma de sulfito, e a estratégia de formação da ligação éter, onde foi necessário a inversão da estereoquímica da ligação C-Br utilizando a reação de Finkels.
Recomendo a leitura das referências da introdução, onde tendências atuais de eficiência em síntese orgânica são discutidas, e a palavra chave é eficiência!
Amigo primeiramente parabéns pelo blog. Muito bom como uma iniciativa nacional no assunto.
ResponderExcluirQueria só comentar que a formação do sulfito nesse caso não é exatamente uma proteção mas sim a ativação do sistema para a subtituição nucleofílica. Abraço
Obrigado amigo, você está exato eu que me expressei mal! continue comentando!
ResponderExcluir