Falar aqui que a síntese orgânica é importante, é chover no molhado. Mas a cada Nobel para a área, a visibilidade desta ciência aumenta. O nobel deste ano na minha opinião foi mas do que merecido. Acoplamentos cruzados são ferramentas indispenaveis na síntese orgânica moderna. A aplicabilidade destas metodologias vai da preparação de moléculas bioativas à materias semicondutores. Particurlamente tenho um carinho especial com essa química pois parte da minha formação sintética foi feita em cima dessa química, que considero extremamente rica.
Não esqueçam que o Suzuki estará ano que vem no Brasil para o Bmos!
Só fico curioso com o que achou um "Velho" amigo meu sobre este Nobel, pois segundo ele Suzuki é marca de moto.
Adoro as químicas de motocicletas. Para mim elas funcionam muito bem. Não importa a marca suzuki, kawasaki...
ResponderExcluirOlá, só passei pra dizer que gostei bastante do blog :] Sou técnico em química e estou pensando seriamente em prestar farmácia - gosto muito tanto de química quanto de biologia - e acho q esse é um dos cursos q mais me agrada.
ResponderExcluirVoltando ao post, tbm acho muito interessante este tipo de reação, meu TCC do Técnico foi justamente sobre um dos princípios ativos do vinho: o Resveratrol, que é produzido sintéticamente justamente pela reação de Mizoroki-Heck ou da de Suzuki-Miyaura. Se quiser que eu te mande o link do trabalho é só dar uma passadinha no meu blog e deixar um recado:
http://blog-do-hermes.blogspot.com/
Até mais e mais uma vez, parabéns pelos textos :]
Valeu Vitor, seu Blog também é bem legal!
ResponderExcluir