UBUNTU

The next version of Ubuntu is coming soon

terça-feira, 24 de agosto de 2010

(+ )-Fastigiatina

A despeito da importância biológica, alcaloides pentacíclicos com estrutura truncada são um grande desafio do ponto de vista sintético. Essas estruturas não são facilmente visualizadas no papel sendo os modelos de química de grande ajuda na concepção das desconexões destas.  Este JACS, publicado pelo grupo do Matthew D.Shair, traz uma abordagem biomimética, inspirada na biossíntese do alcaloide lycodine.
A desconexão principal da abordagem é entre C13 e C4 via uma reação de Mannich transanular. A flexibilidade da rota me chamou atenção, pois a partir do intermediário 5 seria possível vários caminhos alternativos para construção do esqueleto do intermediário avançado.
 Na etapa de ciclização ( de 14 para 16) temos um exemplo bastante ilustrativo da importância da utilização de grupo de proteção, onde o grupo nosil foi fundamental no processo de ciclização. 


 O esqueleto pentaciclico do alvo final foi obtido pelo aquecimentode 16 em trifluoroetatol, o processo de ciclização passa primeiramente or uma retro-aldol, seguida pela formação do íon imínium e posterior reação de Mnnich transanular. Os autores conjecturam que a facilidade do processo de ciclização, sugere que um intermediário tipo 4 pode estar envolvido no processo biossintético. Pode até ser... Mas acho que a disposição espacial dos grupos e a conformação amarrada não deixa muita opção para que aconteça outra coisa.
 E por fim descarboxilção e acetilação completa a síntese da (+)-Fastigiatina em 15 etapas e em 30% de rendimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário